Quando adquirir apenas 2 pneus, a instalação dos mesmos deve ser no eixo traseiro do veículo. Saiba porque:
PNEUS USADOS
Pneus usados (ou mais velhos), por já terem rodado, sofreram durante sua
vida uma série de solicitações (como impactos) e tiveram sua carcaça
exercitada durante este período, ou seja, todo o conjunto já está
trabalhando a algum tempo e acumula uma quantidade de ciclos de
trabalho, durante a movimentação e absorção dos impactos, etc..
Traduzindo estes pneus estão mais fadigados. Portanto, estes pneus estão
mais suscetíveis a terem sua integridade ameaçada como, por exemplo,
num impacto causado por um buraco ou objeto na pista, podendo falhar.
Numa condição como esta, é sempre mais fácil para o condutor controlar
um veículo com os pneus dianteiros danificados, do que controlar o
veículo com os pneus traseiros nestas condições, pelo simples fato que
temos controle sobre o eixo dianteiro através da direção.
CONDIÇÃO ANÁLOGA
Em condição análoga, se estivermos andando com o carro na chuva, uma
saída de traseira (oversteer) causada por pneus mais velhos (com pouca
capacidade de escoamento) também é mais difícil de controlar do que a
saída de dianteira (understeer) para a qual basta diminuir a velocidade e
frear levemente para recuperar o controle do veículo. O controle da
saída de traseira pode ser feito virando a direção rapidamente na
direção da saída da traseira do veículo como, por exemplo, o que fazemos
quando pilotamos veículos de rally, porém este ato não é tão natural e o
condutor comum numa velocidade acima de 100 km/h não teria muita chance
e iria certamente rodar; O mesmo para uma escorregada no seco de
traseira x dianteira.
FRENAGEM NO SECO
Em frenagens no seco, devido à força de frenagem estar distribuída em
cerca de 65% na dianteira e 35% na traseira (estes números oscilam de
acordo com o veículo, mas sempre com mais pressão na dianteira), pneus
mais gastos na frente do veículo, ajudam a diminuição do espaço de
frenagem por 2 motivos: os pneus terão área de contato maior com o solo
pois já estão "assentados" e também por estarem com menor altura de
borracha na rodagem, há menor movimentação dos blocos e lâminas e
portanto maior performance de frenagem.
Por falar em troca de pneus, ao adquirir pneus novos, lembre o vendedor de lhe entregar o Certificado de Garantia.
Fonte/Imagem: goodyear.com.br