segunda-feira, 5 de março de 2012
Marcelo Pneus - Pneus mal calibrados afetam o meio ambiente?
Postado por Pronúncia | segunda-feira, 5 de março de 2012 | Categoria:
|
Um estudo feito em 9 países europeus apurou que a pressão insuficiente nos pneus equivale a 2.000 milhões de toneladas de desperdício de combustível, no valor de 2,8 mil milhões de euros por ano. Ao todo foram testados 38.000 carros em 9 países durante o ano de 2010, e os resultados mostraram que 71% dos motoristas dirigem com pressão insuficiente nos pneus. Para o meio ambiente, esta situação significa 4,8 milhões de toneladas de CO2 adicionais e desnecessárias, equivalentes a 1,8 g/km para cada veículo na estrada.
A análise destes resultados demonstrou que 7,5% dos condutores estão dirigindo com pneus com pressão muito reduzida (0,5 bar abaixo da pressão recomendada) e 0,5% estão mesmo em alto risco por conduzir com pelo menos 0,75 bar abaixo do recomendado.
Cerca de 12% dos pneus que circulam na estrada estão também abaixo do mínimo legal de 1,6 mm de profundidade do piso, e 2% dos pneus inspecionados estavam seriamente desgastados e com pressão muito baixa. Os resultados obtidos sugerem que muitos condutores não têm conhecimento que um pneu, tal como um balão, perde pressão naturalmente ao longo do tempo.
Se a pressão não for a adequada, a condução com uma pressão incorreta não é apenas perigosa, mas também aumenta significativamente o gasto de combustível e as emissões de CO2. A pressão influencia a resistência ao rolamento do pneu, que é por si um fator chave no consumo de combustível do veículo. Dependendo do tipo de estrada e estilo de condução, a resistência ao rolamento representa entre 18% e 26% da força total de um veículo. Uma vez que a inflação muito baixa aumenta a resistência ao rolamento, esta tem um efeito direto sobre a eficiência de combustível e emissões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atualmente tem 0 comentários: