segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
A caixa de marchas é um dos itens que compõem o sistema de transmissão de um automóvel que mais intriga os motoristas. Na hora da troca, por exemplo, surge a dúvida: chegar ao limite da faixa vermelha ou engatar a próxima marcha antes disso? E nos carros que não têm esse marcador? Como saber a hora certa?
Aqui colocamos algumas perguntas e respostas para você tirar suas dúvidas:
Na hora de trocar de marcha que número o conta giro deve marcar?
Para troca das marchas existe uma faixa de giros limite para cada motor. Nos carros que dispõem de marcador de giros, esse limite é a faixa vermelha, geralmente em torno de seis mil giros. Acima disso o carro estará extrapolando seu limite de rotações e corre-se o risco de danificá-lo. Porém, trocar as marchas no limite só serve se você quiser andar muito rápido, literalmente no limite, o que não é possível nas cidades e mesmo nas estradas, dado o limite de velocidade.
É recomendável usar a marcha até a velocidade limite antes de trocá-la, ou isso desgasta mais o conjunto?
Utilizar as marchas até o limite de cada uma não é recomendável. Isso você deve utilizar apenas em casos de necessidade, como em uma ultrapassagem, por exemplo. Fora disso, ou em uso constante dessa prática, o motor sofrerá desgaste prematuro e no caso dos giros ultrapassarem a faixa limite incorre na quebra.
Algumas pessoas afirmam que é possível trocar a marcha sem pisar na embreagem, quando há uma relação bastante estreita entre o motorista e o carro. Isso procede, ou é apenas mais um mito?
Isso é verdade sim. Nos carros de competição acontece isso, mas em corridas os pilotos estão utilizando o extremo dos carros e quando acaba uma prova o veículo vai para revisão. Em carros de rua não é indicada essa prática, pois, por melhor que seja a condução do motorista, o conjunto não estará sendo utilizado de forma correta e o desgaste das peças de transmissão se dará em menos tempo.
Em uma descida, colocar no neutro, estraga o carro?
Neste caso não é uma questão de estragar o carro, o problema visto nessa condição é a falta de segurança. Se for necessário efetuar uma frenagem rápida o carro vai percorrer uma distância maior. Se você também precisar fazer uma correção na direção o carro não terá tanto controle como se estivesse engrenado.
Motorista, dirija com atenção, e se dirigir, não beba!
Fonte: G1
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