segunda-feira, 25 de março de 2013
TWI do Pneu
Postado por Pronúncia | segunda-feira, 25 de março de 2013 | Categoria:
Trocando o pneu pelo TWI,
TWI indica o desgaste máximo admitido pelo pneu
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Olhando no próprio pneu é possível saber o momento para realizar a troca. Existe uma marcação que indica o desgaste máximo admitido. Esse desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem. Essa profundidade mínima é exigida de modo a garantir a remoção da película de água sobre a banda de rodagem, além de permitir a dirigibilidade e o controle do veículo. Abaixo dessa especificação o pneu terá dificuldade de expelir impurezas e água acumuladas sobre a pista. A medição da profundidade pode ser realizada em uma loja especializada utilizando um equipamento conhecido como profundímetro, que indica, em milímetros, a profundidade do sulco.
A medição também pode ser realizada no próprio pneu através de um indicador chamado TWI (Tread Wear Indicator), que pode ser traduzido como indicador de pegada. O TWI nada mais é que uma pequena saliência no sulco do pneu. Observe que quanto maior o desgaste da banda de rodagem, menor será a profundidade do sulco, tornando a saliência do TWI mais próxima da superfície do pneu. E quando esta saliência se igualar à banda de rodagem, estará sendo indicado o momento da troca dos pneus.
Esta indicação do nível de desgaste do pneu pode ainda ser percebida através de uma pequena gravação, no formato de um triângulo, existente no ombro lateral do pneu indicando o desgaste máximo permitido.
Dicas:
• O TWI indica o desgaste máximo admitido pelo pneu.
• A profundidade mínima do sulco do pneu é de 1,6mm.
• Realizar o rodízio dos pneus garante o desgaste regular da banda de rodagem.
Fonte: dinamicarpneus
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