terça-feira, 9 de julho de 2013

Asfalto, liso ou regular?!

Postado por Pronúncia | terça-feira, 9 de julho de 2013 | Categoria: , , , |


                                                                  foto: reprodução

Ao contrário da percepção geral dos automobilistas de que o melhor é ter pela frente um tapete negro sem qualquer ranhura, um revestimento asfáltico completamente liso, antes de ser bom, pode representar risco.

O termo liso remete imediatamente a uma superfície sem irregularidades, suave, sem asperezas. Mas caso esta superfície não possua um grau de rugosidade adequado, a interação pneu/pavimento será prejudicada, especialmente em condições de pista molhada. Isso significa maiores distâncias de frenagem e maior risco de aquaplanagem.

Portanto, o melhor revestimento asfáltico para os usuários das vias deve ser regular e áspero. A expressão já caiu em desuso, mas definia bem o que é uma pista regular e não apenas lisa: “está uma “mesa de bilhar’”, ou seja, sem buracos, remendos, calombos, “costelas de vaca” e outros defeitos. Exatamente como a superfície da tal mesa de jogos: plana, sem ondulações, coberta por um material que não é liso (feltro) e mesmo assim favorece o deslocamento da bola.


fonte: Autonews

Atualmente tem 0 comentários:


Leave a Reply