terça-feira, 18 de março de 2014

Dicas para calibrar os pneus

Postado por Pronúncia | terça-feira, 18 de março de 2014 | Categoria: , , , , , |


Direção pesada, aumento de consumo do combustível e perda de pressão são alguns dos reflexos da falta de calibragem dos pneus. Manutenção que deveria ser regra, a calibragem nem sempre entra no check list permanentes dos motoristas. Como os pneus fazem a ligação entre o solo e carro, são componentes de segurança que merecem total atenção dos condutores.

Para o gerente de Marketing de Produto de uma multinacional francesa com instalações no Rio, Flavio Santana, o ideal é calibrar os pneus a cada 15 dias. “É importante que o motorista saiba o valor da pressão recomendada, pois os frentistas dos postos, borracheiros e outros nem sempre vão saber a informação do seu carro. A pressão correta para cada veículo está escrita no Manual do Proprietário do veículo e, algumas vezes, está também afixada na coluna da porta do motorista ou na tampa de combustível do veículo”, completa Santana.

Deixar de calibrar os pneus pode trazer riscos no trânsito, como a falta de estabilidade em curvas, pois a direção pesada dificulta a realização de manobras rápidas. “Se o carro é capaz de fazer uma curva a 80 Km/h com total segurança com a pressão normal, ele pode não conseguir fazer esta mesma curva a esta mesma velocidade caso a pressão do pneu esteja abaixo do recomendado”.

Nos Estados Unidos, existe uma lei onde todo veículo tem que ter um sensor que indica se as pressões dos pneus estão abaixo do recomendado. Esta preocupação do governo veio exatamente para diminuir os índices de acidentes de veículos, devido a esta falta de manutenção das pressões dos pneus. Mas no Brasil, ainda não existem tais meios de prevenção. Um alerta de segurança é sempre colocar de volta a tampa protetora da válvula dos pneus, pois, sem ela, a válvula pode se danificar ou emperrar com a sujeira e provocar vazamentos de ar.

Dicas

-Verifique a calibragem dos pneus a cada 15 dias e antes de viajar (ida e volta);

-Calibragem deve ser feita na parte da manhã e com os pneus frios;

-Sempre cheque o pneu estepe;

-Calibre na pressão recomendada para cada veículo;

-Não rodar pneu de baixa pressão.

Fonte e imagem: Petrobras/De carona com elas

Atualmente tem 0 comentários:


Leave a Reply