terça-feira, 20 de maio de 2014
Vidro embaçado nunca mais!
Postado por Pronúncia | terça-feira, 20 de maio de 2014 | Categoria:
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Qual a melhor forma de lidar com os vidros embaçados? Reunimos as melhores táticas.
Por que isso acontece?
A explicação é científica, mas muito simples de entender! No
frio, o ar que está dentro do veículo fica mais quente que o de fora. Quando
entramos no automóvel, o calor do nosso corpo e a umidade da respiração elevam
ainda mais a temperatura interna do ambiente. Com isso, as moléculas de água
que estão em estado gasoso entram em contato com o vidro frio e viram líquido,
ocasionando o embaço.
Tá embaçado!
Para acabar com o problema, é necessário modificar a composição
do ar do automóvel, retirando as partículas de água para que ele se torne menos
úmido.
Ar-condicionado: é considerada a opção mais eficaz, pois
além de aproximar a temperatura do lado interno do vidro à do lado externo, o
ar-condicionado “puxa” o ar do interior do carro e o devolve sem umidade. Isso
acontece porque o ar é enviado ao radiador, que transforma o vapor em água. Nos
dias de frio e chuva, recomenda-se aumentar a potência do ar-condicionado e
direcionar a saída do ar para o para-brisa.
Desembaçador: trata-se de um item opcional, instalado nos
vidros traseiros do automóvel. O acessório é composto de filetes eletrônicos
que, quando acionados, esquentam e absorvem a umidade do vidro.
Ar quente: faz as gotículas de água que embaçam o vidro evaporar.
É considerado um método eficiente, mas, como o ar quente não elimina a umidade
do ambiente, o vidro volta a ficar embaçado depois de certo tempo.
Ar frio: equaliza a temperatura interna e externa do vidro,
impedindo o choque térmico responsável pelo vapor. Assim como acontece na
estratégia anterior, o ar quente não elimina a umidade do ar. Então, os vidros
acabam embaçando novamente.
Ar-condicionado + ar quente: quando o ar-condicionado é
acionado e o interior do veículo fica muito frio, deve-se ativar o ar quente
para agir em conjunto com o ar frio. A vantagem é que, além de deixar a
temperatura mais agradável, o ar morno evapora as gotículas de água do vidro,
enquanto o ar-condicionado ajuda a eliminar a umidade do ambiente.
Altas temperaturas
Mas não é apenas nos dias de frio que o problema do vidro
embaçado costuma aparecer. No verão, a temperatura interna do automóvel fica
extremamente alta, principalmente na região próxima ao painel. Nesse caso, a
melhor opção é acionar o ar-condicionado em alta potência e rodar, durante
alguns minutos, com as janelas abertas. O objetivo é eliminar a “massa de ar
quente” que se encontra dentro do carro. Depois, é só fechar as janelas e
trafegar normalmente.
Limpar para prevenir
A principal regra para evitar vidros embaçados é manter as
janelas do automóvel sempre limpas – principalmente se você não possui um carro
equipado com ar-condicionado. Isso porque a sujeira ali presente tende a se
manifestar com o vapor. Para lavar, basta um pano macio, sabão neutro e água.
Espalhe a solução nas superfícies externa e interna dos vidros. Com um jornal,
seque as janelas e, depois, finalize com um pano absorvente. E, quando o vidro
embaçar, nada de passar a mão no para-brisa. A gordura presente nas mãos só
tende a piorar a visibilidade.
Fonte e imagem: Petrobras/De carona com elas
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