terça-feira, 3 de junho de 2014

Abra os olhos para o ponto cego

Postado por Pronúncia | terça-feira, 3 de junho de 2014 | Categoria: |


Apontado como grande vilão pela maioria dos motoristas que ocasionam acidentes, o ponto cego também conhecido como escotoma, trata-se de uma obscuração do campo visual. Ele pode surgir em situações conjecturais, como os pontos cegos nos campos de visão proporcionados pelos espelhos retrovisores dos veículos automotivos; ou pode ter origem fisiológica, natural ou patogênica.

Para os motoristas que não apresentam um problema no campo visual, pode ser mais simples contornar os problemas ocasionados pelo ponto cego. É comum aos iniciantes de aulas de direção ouvir alguém dizer que guiar bem é sinônimo de saber utilizar os retrovisores. Se você também já ouviu essa frase, valorize o conselho. O ponto cego varia de acordo com cada modelo de automóvel, mas a utilização correta dos espelhos é comum a todos.

Os sensores que detectam a presença de obstáculos ao redor do veículo também são bons aliados para evitar os danos causados pelo ponto cego, sobretudo, no momento de estacionar. Porém, quando o carro está em movimento, é muito importante saber ajustar os espelhos retrovisores instalados interna e externamente. Ao contrário do que muitos motoristas imaginam, os espelhos externos devem mostrar mais a pista e menos a lataria do veículo. Ricardo Dilser, especialista técnico de uma montadora, recomenda um ajuste de forma que o posicionamento seja o mais amplo possível. “O condutor precisa ficar confortável, mas o ideal é que o espelho retrovisor exponha o menos possível a parte lateral do carro”, comenta. No caso do retrovisor central, a dica é posicioná-lo para que o motorista tenha no seu campo de visão a maior parte do vidro traseiro.

Dicas para evitar armadilhas do ponto cego:

Mantenha os espelhos a 90 graus – visualize a pista e não a lateral do seu veículo;
A boa visibilidade reduz possibilidades de acidentes no trânsito;
Com os espelhos bem posicionados, não será necessário olhar sobre os ombros constantemente;
Ao olhar pelo espelho, é possível manter também a atenção do que está à frente do veículo;
O motorista que posicionar os retrovisores a 90 graus terá uma visão total, incluindo os pontos cegos à noite, as luzes dos faróis não refletirão nos espelhos.

Fonte e Foto: De Carona com Elas.

Atualmente tem 0 comentários:


Leave a Reply