terça-feira, 9 de dezembro de 2014
Montadoras costumam dar opções de rodas de ferro ou de
liga leve para os carros.
Mas qual modelo é melhor?
Qual é mais
resistente?
Existe diferença em relação ao desempenho do veículo?
Especialistas dizem que a maior diferença notada pelo
motorista é mesmo na estética e no preço. As rodas de liga leve
geralmente são mais bonitas e mais caras do que as de ferro. Ambas são
projetadas para aguentar a rodagem e os solavancos de estradas ruins. As
rodas de ferro são mais pesadas, sim, mas essa diferença de peso quase
não interfere no desempenho dos veículos, especialmente nos mais
populares.
Por
isso, se você está em dúvida, pode pautar sua escolha pela estética e
pelo valor (desde que sejam produtos certificados pelas montadoras). Em
termos de segurança ou desempenho, pouco mudará.
As rodas de ferro ou aço são mais resistentes para
fortes pancadas. Além de mais fortes contra quebras, em caso de
amassados, a recuperação é simples. O aspecto da roda de ferro, porém,
costuma ser sempre o mesmo, pois o material usado não permite muita
modelagem. Os modelos deste tipo, encontrados no mercado, costumam usar
calotas por cima para mudar a aparência.
Já as rodas de liga leve, por usarem compostos fáceis de
moldar como alumínio, titânio ou outro metal leve, são geralmente mais
bonitas e leves. Elas têm uma variedade enorme de tamanhos e cores e com
isso, a preferência do consumidor. Essa facilidade de moldar também tem
seu lado negativo. Por ser de um material mais leve, está mais sujeito a
quebrar em fortes pancadas. Dificilmente uma roda de liga leve amassa,
normalmente ela quebra, impossibilitando o uso. O conserto desse tipo de
material está disponível, mas as montadoras não recomendam por questão
de segurança.
É importante observar o tamanho do aro indicado pela
montadora. Em alguns modelos há indicação para rodar com mais de um
tamanho de roda. Isso é fundamental. Se um veículo receber rodas de um
diâmetro não recomendado pelas fábricas, ele pode ter problemas na
suspensão e maior desgaste nos pneus.
Fonte: terra.com.br/carros
Imagem: lowlifebrasil