terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Pneus novos atrás ou na frente?

Postado por Pronúncia | terça-feira, 23 de dezembro de 2014 | Categoria: , , |


Quando adquirir apenas 2 pneus, a instalação dos mesmos deve ser no eixo traseiro do veículo. Saiba porque:

PNEUS USADOS

Pneus usados (ou mais velhos), por já terem rodado, sofreram durante sua vida uma série de solicitações (como impactos) e tiveram sua carcaça exercitada durante este período, ou seja, todo o conjunto já está trabalhando a algum tempo e acumula uma quantidade de ciclos de trabalho, durante a movimentação e absorção dos impactos, etc.. Traduzindo estes pneus estão mais fadigados. Portanto, estes pneus estão mais suscetíveis a terem sua integridade ameaçada como, por exemplo, num impacto causado por um buraco ou objeto na pista, podendo falhar. Numa condição como esta, é sempre mais fácil para o condutor controlar um veículo com os pneus dianteiros danificados, do que controlar o veículo com os pneus traseiros nestas condições, pelo simples fato que temos controle sobre o eixo dianteiro através da direção.

CONDIÇÃO ANÁLOGA

Em condição análoga, se estivermos andando com o carro na chuva, uma saída de traseira (oversteer) causada por pneus mais velhos (com pouca capacidade de escoamento) também é mais difícil de controlar do que a saída de dianteira (understeer) para a qual basta diminuir a velocidade e frear levemente para recuperar o controle do veículo. O controle da saída de traseira pode ser feito virando a direção rapidamente na direção da saída da traseira do veículo como, por exemplo, o que fazemos quando pilotamos veículos de rally, porém este ato não é tão natural e o condutor comum numa velocidade acima de 100 km/h não teria muita chance e iria certamente rodar; O mesmo para uma escorregada no seco de traseira x dianteira.

FRENAGEM NO SECO


Em frenagens no seco, devido à força de frenagem estar distribuída em cerca de 65% na dianteira e 35% na traseira (estes números oscilam de acordo com o veículo, mas sempre com mais pressão na dianteira), pneus mais gastos na frente do veículo, ajudam a diminuição do espaço de frenagem por 2 motivos: os pneus terão área de contato maior com o solo pois já estão "assentados" e também por estarem com menor altura de borracha na rodagem, há menor movimentação dos blocos e lâminas e portanto maior performance de frenagem.
Por falar em troca de pneus, ao adquirir pneus novos, lembre o vendedor de lhe entregar o Certificado de Garantia.

Fonte/Imagem: goodyear.com.br