terça-feira, 23 de dezembro de 2014
Pneus novos atrás ou na frente?
Postado por Pronúncia | terça-feira, 23 de dezembro de 2014 | Categoria:
instalação,
pneus novos,
pneus usados
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Quando adquirir apenas 2 pneus, a instalação dos mesmos deve ser no eixo traseiro do veículo. Saiba porque:
PNEUS USADOS
CONDIÇÃO ANÁLOGA
Em condição análoga, se estivermos andando com o carro na chuva, uma saída de traseira (oversteer) causada por pneus mais velhos (com pouca capacidade de escoamento) também é mais difícil de controlar do que a saída de dianteira (understeer) para a qual basta diminuir a velocidade e frear levemente para recuperar o controle do veículo. O controle da saída de traseira pode ser feito virando a direção rapidamente na direção da saída da traseira do veículo como, por exemplo, o que fazemos quando pilotamos veículos de rally, porém este ato não é tão natural e o condutor comum numa velocidade acima de 100 km/h não teria muita chance e iria certamente rodar; O mesmo para uma escorregada no seco de traseira x dianteira.
FRENAGEM NO SECO
Em frenagens no seco, devido à força de frenagem estar distribuída em cerca de 65% na dianteira e 35% na traseira (estes números oscilam de acordo com o veículo, mas sempre com mais pressão na dianteira), pneus mais gastos na frente do veículo, ajudam a diminuição do espaço de frenagem por 2 motivos: os pneus terão área de contato maior com o solo pois já estão "assentados" e também por estarem com menor altura de borracha na rodagem, há menor movimentação dos blocos e lâminas e portanto maior performance de frenagem.
Por falar em troca de pneus, ao adquirir pneus novos, lembre o vendedor de lhe entregar o Certificado de Garantia.
Fonte/Imagem: goodyear.com.br