terça-feira, 19 de maio de 2015

Pare de cantar pneu na curva: saiba o momento certo de fazer o balanceamento e a geometria.

Postado por Pronúncia | terça-feira, 19 de maio de 2015 | Categoria: , , , , , , , |


Você vai ao médico ver um sintoma e de repente descobre: o que sente é reflexo de outra coisa que poderia ser grave, caso não tivesse marcado a consulta. A verificação da geometria e do balanceamento do carro é como fazer uma consulta.

Em geral, o motorista sente o carro “puxar” para um lado ou vai fazer uma curva e ouve os pneus “cantarem”, e então resolve fazer uma avaliação. Mas saiba que o correto é não esperar que tais sintomas apareçam.

A primeira revisão de balanceamento do veículo deve ser feita aos 10 mil quilômetros rodados, e sempre que este número for atingido, a recomendação é realizar novamente um exame preventivo. Ou seja, a cada 10 mil quilômetros rodados, o carro deve ser levado a um especialista em atendimento automotivo.

Fazer do rodízio de pneus uma rotina é outra dica importante para auxiliar no equilíbrio do desgaste do produto, o que evita sintomas posteriores de perda da estabilidade. Fatores como oscilação estática (pneus "pulando") ou dinâmica (pneus "cambaleando") podem se dar por consertos malfeitos, porque o aro está torto ou ainda por uso de câmara de ar em pneu radial, todos estes equívocos muito comuns.

As especificidades de cada carro são como uma personalidade: há automóveis que já saem de fábrica com o volante “puxando” para um dos lados. Buracos de rodovias, impactos, obstáculos diversos fazem parte da história do veículo e causam suas consequências no sistema de rodagem e na suspensão.

Balanceamento
O balanceamento é responsável pelo equilíbrio de todo o sistema rodas/pneus.

Alinhamento
Conhecido popularmente como “geometria”, o alinhamento é o ajuste da posição das rodas na suspensão. O alinhamento correto evita que o veículo “puxe” a direção para um dos lados, previne o desgaste irregular ou prematuro dos pneus e oferece mais conforto, segurança e estabilidade ao dirigir.


E lembre-se: o alinhamento deve ser feito sempre:
- a cada troca de pneus;
- quando os pneus apresentarem desgaste irregular;
- se o veículo estiver “puxando” para um dos lados;
- a cada 10 mil quilômetros rodados: aproveite e faça o rodízio de pneus e o balanceamento.



Fonte/Adaptação: Pense Carros

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