terça-feira, 1 de abril de 2014
Saiba como fazer o rodízio dos pneus
Postado por Pronúncia | terça-feira, 1 de abril de 2014 | Categoria:
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Um considerável número de proprietários de veículos
automotores se preocupa com o “estado” dos pneus, o que é da maior importância
para a segurança do carro, pois se eles estiverem em mau estado poderão colocar
em risco a vida dos ocupantes em qualquer situação. No entanto, poucos são os
que promovem o “rodízio” dos mesmos ou pelo menos sabem para que ele serve. O
objetivo não é apenas fazer com que os pneus durem mais. Mudá-los corretamente
de posição tem tudo a ver com procurar manter um equilíbrio entre os diferentes
desgastes dos pneus.
Confira essas e outras dicas altamente relevantes sobre o
rodízio:
Para que serve
O rodízio serve para se obter um desgaste equivalente dos
pneus nos dois eixos do automóvel. A troca acaba equilibrando a forma como
ocorre o desgaste e isso contribui para aumentar a durabilidade dos pneus.
Outro ponto importante a ser considerado no que tange a esse procedimento, é a
preservação da “estabilidade” do veículo, notadamente em freadas e curvas.
Quando fazer o rodízio
As fábricas de pneus recomendam que o rodízio deve ser feito
a cada 5.000 km. Portanto, o proprietário do carro deve seguir o que recomenda
o manual do proprietário, ou seja, o que determina o fabricante do automóvel. E
é interessante registrar que as montadoras de veículos têm opiniões bastante
semelhantes, senão vejamos: a Fiat orienta no “manual” a proceder a troca de
posição a cada revisão (seis meses ou 10.000 quilômetros). A Ford segue a mesma
política.
No entanto, nem todas recomendam o rodízio dos pneus. A Renault
é uma delas. Segundo Carlos Henrique Ferreira (Caique), “devido à tração, os
pneus dianteiros podem ser mais solicitados que os traseiros e isso poderia
deixá-los um pouco quadrados, o que mudaria o comportamento em situações
perigosas, como uma frenagem brusca”. Alguns especialistas ressaltam que o
proprietário do carro, além do manual, também deve ficar atento ao desgaste
irregular dos pneus, a fim de antecipar a mudança de posição dos mesmos.
Como fazer o rodízio
Há alguns tipos de rodízio, quais sejam:
-o que é feito em forde “X”;
-o que é feito somente com pneus do mesmo lado;
-o que mistura esses dois tipos de rodízio;
-o que inclui o estepe (quando este tem a mesma medida dos
pneus de rodagem).
Mas existem algumas diferenças nas recomendações dos fabricantes
de pneus e de veículos. À guisa de exemplo: enquanto a Goodyear inclui o
rodízio em “X”, a Fiat Automóveis recomenda apenas a troca de pneus do mesmo
lado. Por isso o proprietário do carro deve consultar o manual do veículo.
Sentido de rotação
Há entre a sociedade automotiva brasileira um “mito” segundo
o qual não se deve inverter o sentido de rotação dos pneus quando se promove o
rodízio dos mesmos. Não é bem assim, pois isso depende do tipo dos pneus, visto
que eles têm desenhos diferentes de banda de rodagem, para diferentes tipos de
performance. Segundo o coordenador de marketing da Goodyear, “entre os que não
podem estão os direcionais (aqueles que têm uma seta na lateral, indicando o
sentido de rodagem), pois isso vai provocar um desgaste irregular, afetar a
dirigibilidade e aumentar o nível de ruídos”. Os pneus assimétricos, por seu
turno, viabilizam a inversão do sentido de rotação, desde que não se desmonte o
pneu da roda. Os simétricos podem ser invertidos de qualquer forma.
Alinhamento e balanceamento
É de suma importância que o proprietário do carro solicita
que seja feito o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas e,
semanalmente, confira a calibragem dos pneus, para que o rodízio surta efeito.
Lembre-se: depois de mudar os pneus de lugar, é recomendável fazer o
“alinhamento”.
Fonte: Tribuna do Norte
Imagem: http://goo.gl/v3NE81
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