terça-feira, 9 de setembro de 2014

Qual o horário indicado pra calibrar os pneus?

Postado por Pronúncia | terça-feira, 9 de setembro de 2014 | Categoria: , , , |


É comum calibrarmos os pneus a qualquer horário do dia em postos de combustíveis. Contudo, esse hábito pode prejudicar a carcaça – a parte mais resistente do pneu, que retém o ar sob pressão e suporta o peso total do veículo, diminuindo a sua vida útil.

O problema dos calibradores de postos de combustíveis é a falta de precisão. O calibrador precisa ser aferido semanalmente para ver se não tem partículas de água nas mangueiras, que ficam funcionando o dia todo. O correto é fazer a calibragem em empresas ou locais que comercializam pneus, onde o calibrador passa diariamente pela sangria – a retirada do excesso de umidade no compressor.

Outro fator que contribui para a fadiga dos componentes é a calibragem com os pneus aquecidos. O ideal é calibrar os pneus quando estiverem frios, de preferência, pela manhã, que é quando as partículas de ar dentro da câmara estão mais estáveis.

Quanto maior a quantidade de carga, mais ar deve ser colocado nos pneus, especialmente na parte traseira, para evitar a fadiga dos componentes do material. Conforme a carga é aconselhável às vezes que se ponha 2 a 3 libras a mais no conjunto traseiro, especialmente quando se vai viajar. O uso correto da calibragem garante aos pneus pelo menos 25% mais de vida útil, um percentual que vale a pena ser considerado.

Os parâmetros recomendados para a pressão variam de acordo com fatores como modelo do veículo, potência do motor e índice de carga, além das recomendações do próprio fabricante. Em condições normais, as recomendações de pressão são as seguintes:

- Aro 13”: em média, 26 libras
- Aro 14”: 28 a 30 libras
- Aro 15”: 28 a 31 libras

Fonte: Pense Carros

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