segunda-feira, 23 de março de 2015

Compra: carro acima de 10 anos

Postado por Pronúncia | segunda-feira, 23 de março de 2015 | Categoria: |

Na hora de comprar um carro que tem mais de 10 anos, provavelmente o veículo terá pequenos problemas, como riscos na pintura, um pneu desgastado ou um amortecedor cansado. Mas há sempre o risco de levar para casa um veículo com defeitos graves que, se não identificados no momento da compra, podem causar problemas maiores.

Escolher um carro em boas condições gera desconforto, é normal. A falta de conhecimento técnico deixa as pessoas inseguras. Para ajudar na tarefa, veja abaixo 7 problemas que podem sair mais caros, além de dicas para identificá-los antes de fechar negócio. 

1) MOTOR CANSADO 
É aquele motor que está com grandes folgas internas, precisando de retífica (acabamento final das peças). Além da perda de potência, o motor fica barulhento como uma máquina de costura. Quando o desgaste interno é pequeno, o ruído do motor é perceptível apenas por especialistas. 
Outro indicador que o carro está com motor cansado é a cor dos gases que saem pelo escapamento – cinza azulado, e não branco ou preto. Isso sinaliza que o veículo está queimando óleo de motor. A umidade da ponteira do escape é outro indício. 


2) CARRO DE ENCHENTE 
Há muitos casos de veículos que ficam submersos em enchentes e que, depois, são recuperados e voltam ao mercado por meio de leilões. 
Cheiro de casa de praia, manual do proprietário enrugado e as ferramentas do estepe enferrujadas são indícios de que o carro pode ter sido recuperado. Na dúvida, faça uma cotação com seu corretor de seguros antes da compra. As companhias normalmente recusam o seguro de veículos já sinistrados. 


3) BATIDA DE GRANDES PROPORÇÕES 
É obrigatório erguer o carro na hora da avaliação. Longarina (aquela peça que estrutura o carro) soldada é um indicador de que o veículo sofreu um grande sinistro. Caso identifique a solda, verifique os para-lamas dianteiros e veja se o capuz do motor foi repintado (a superfície fica semelhante à de uma casca de laranja, com aspecto granulado). Existem reparos bem feitos, mas é preciso tomar cuidado: a geometria da suspensão pode estar comprometida, causando instabilidade e desgaste prematuro dos pneus. 


4) CÂMBIO AUTOMÁTICO COM DEFEITO 
Fazer o teste drive é outro ponto imprescindível. Feche os vidros para ouvir barulhos e, principalmente, verifique se o câmbio automático faz as trocas de marchas nas rotações adequadas. Ande em baixas velocidades (40 km/h). Trancos na mudança de marcha aliados a altas rotações (acima de 4.000 rpm) devem ser investigadas por um especialista. Na maioria dos veículos existe uma luz de anomalia no painel quando o câmbio está com algum problema. 


5) INJEÇÃO COM DEFEITO 
Devido ao alto custo, algumas pessoas optam por vender o carro quando diagnosticam um problema com módulo da injeção eletrônica e não contam ao comprador. Carros com esse problema ficam com a luz da injeção acesa. 

6) MÓDULO DO ABS INOPERANTE 
A luz acesa no painel é um indicador, mas, ao dirigir o carro, você poderá realizar o teste de funcionamento. Primeiro, vá a um lugar tranquilo, certifique-se de que não haja ninguém atrás do seu carro e avise todos os ocupantes que você pisará no freio bruscamente. Ande a 40km/h e pise firme no freio. Você deverá sentir uma forte trepidação no pedal. Caso isto não ocorra, é sinal de que o ABS não está funcionado. Pode ser apenas um sensor da roda, mas também pode ser um problema no módulo do ABS. 

7) LUZ DO AIRBAG ACESA 
Assim como no módulo do ABS, o reparo do airbag também exige uma oficina especializada. Como são itens de segurança, não vale a pena tirar o carro da loja com esse problema. 

Fonte: G1
Fotos: escapamento sem manutenção visto em São Carlos, SP (Paulo Chiari/EPTV); carro arrastado durante enchente em Socorro, SP (Reprodução/EPTV); carro suspenso em oficina (Denis Marum); luz da injeção eletrônica (Denis Marum).

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