terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Dirigir na chuva com segurança

Postado por Pronúncia | terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 | Categoria: , , , , |

Em dias de chuva, o campo de visão do motorista diminui, a pista fica escorregadia, entre outros fatores. Conheça algumas das principais dicas para não perder o controle do carro e manter a segurança no trânsito.


Mantenha uma distância segura.
Os fatores citados, como diminuição da visão e pista escorregadia, podem ser fatores cruciais para alterar seu tempo de frenagem quando necessário. Por isso, sempre mantenha uma distância de, aproximadamente, 5 carros entre você e o motorista da frente.

Se o para-brisa embaçar, ligue o ar-condicionado.
A combinação entre chuva e clima quente pode embaçar os vidros do carro. Se isso acontecer, apenas ligue o ar-condicionado e aguarde o estado do vidro voltar ao normal. Se seu carro não é equipado com ar-condicionado, apenas deixe a janela um pouco aberta. Você também pode prevenir que o vidro embace aplicando, após a lavagem do carro, um produto ante embaçante na parte interna dos vidros.

 Mantenha a calma.
Ao derrapar, tire lentamente o pé do acelerador sem frear e controle o volante até voltar a direção correta. Parar de acelerar rapidamente irá causar uma pausa brusca e você pode perder o controle do carro.

Deixe os faróis sempre baixos e ligados.
A chuva dificulta a visão dos motoristas, por isso é essencial ligar os faróis. Porém, faróis altos fazem com que a luz reflita na água e dificulte ainda mais a sua visão e a dos demais motoristas, portanto mantenha sempre os faróis baixos ligados. Lembre-se: os faróis devem ser ligados em qualquer viagem, independente do clima.

Nunca ultrapasse a velocidade sugerida.
Uma dica óbvia para evitar acidentes, mas que fica ainda mais forte em dias chuvosos. Com a pista escorregadia, o carro pode levar mais de 100m para chegar a parar completamente. É só seguir a sinalização indicada na pista e, se você não puder ver a sinalização devido à chuva, aproveite e pare para descansar até o clima melhorar.

Mantenha os pneus do carro em boas condições.

Pneus “carecas” levam até o dobro da distância para parar no momento da frenagem e apresentam menor tração, ficando mais escorregadios. Calibre os pneus pelo menos de 15 em 15 dias, sempre com os pneus frios, e não se esqueça do estepe, este deve ser calibrado pelo menos 1 vez por mês. Ao calibrar, já aproveite para visualizar o estado geral dos pneus. Acompanhe a quilometragem rodada com os pneus de acordo com a indicação do fabricante e faça revisões periódicas na sua oficina de confiança.

Dica: quando molhados, os freios podem ter a capacidade de frenagem reduzida pelo fato de o acúmulo de água reduzir a condição de atrito, nestas condições procure fazer a redução de marcha para auxiliar a desaceleração da velocidade e acione o pedal de freios moderadamente.


Fonte: Fremax
Imagem: reprodução

Atualmente tem 0 comentários:


Leave a Reply