terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dez mandamentos para o uso inteligente dos pneus

Postado por Pronúncia | terça-feira, 19 de agosto de 2014 | Categoria: , , , , |


Principal elo entre o carro e a pista, o pneu é um dos itens de segurança mais importantes. E por isso, ele necessita de alguns cuidados.
Agora é hora de conhecer os dez mandamentos para o uso inteligente do pneus. A lista com as dicas foi criada pela fabricante Bridgestone para auxiliar os consumidores a conservarem melhor o quarteto. Confira abaixo.

1- Calibrar os pneus semanalmente de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo;

2-  Fazer o rodízio de pneus. Veículos com pneus radiais a cada oito mil quilômetros rodados e veículos com pneus diagonais a cada cinco mil quilômetros;

3-  Evitar sobrecarga no veículo. Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais importantes;

4-  Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus;

5-  Utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio;

6- Alinhar a suspensão e balancear as rodas sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca de pneus, quando o conjunto apresentar desgastes irregulares, ao serem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver "puxando" para um lado ou a cada dez mil quilômetros;

7- Utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora-de-estrada) aumentará o consumo de combustível, prejudicará a estabilidade e comprometerá a durabilidade das peças do veículo;

8- Observar periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Este indicador, existente em todo pneu, mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 milímetro;

9- Não permitir o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas;

10- Evitar a direção agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de direção. Nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso.

Fonte: Uol

Atualmente tem 0 comentários:


Leave a Reply